terça-feira, 22 de novembro de 2011

British Museum and Tate Modern









Outros momentos que valeram a pena...

Um passeio pela cidade dá nisto...

Big Ben

Abadia de Westminster

St. James Park

O Render da Guarda

Um esquilo cinzento

Albert's Memorial

Liberty

Tower of London

Tower Bridge

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Londres

Na sexta-feira passada foi feriado na Bélgica e eu, como não podia deixar de ser fui passear =).
Desta vez fui até Londres. Decidi aproveitar a proximidade geográfica e o comboio directo sem paragens para ir até lá ver a exposição do ano "Leonardo da Vinci: Painter at the Court of Milan".
Como é óbvio não se podia tirar fotografias, mas deixo-vos aqui uma breve descrição do que pude ver:
Quadros em que da Vinci tenta o seu melhor para mostrar "a beleza e a perfeição humana", para isso da Vinci pinta uns quantos retratos nos quais vai aperfeiçoando a da técnica da pintura no que compreende a ilustração do real insistindo nos traços delicados e o realçe, através da luz, do que a ele lhe parece mais importante. Na sua ideia estes quadros eram uma expressão do divino e por isso a técnica tinha também de ser divinal e a luz tal como a delicadeza eram factores essenciais.



Para além disso foi tanbém possível ver, pela primeira vez na história, as duas versões de "Virgem dos Rochedos" lado a lado.  Este quadro foi encomendado por um grupo religioso que acreditava que a virgem maria havia sido "planeada" por Deus antes da criação do mundo (e consequentemente, antes do pecado original) e por isso ela era imaculada.  A versão mais antiga, pertencente ao Louvre, possui uma série de simbolismos tão característicos de Leonardo mas odiados pela entidade que havia encomendado o quadro. A segunda versão, propriedade da National Gallery, foi terminada 12 anos depois da primeira e é em grande parte omissa nestes detalhes simbólicos.




 Já no final da exposição foi possivel ver o quadro, "Salvator Mundi", que se julgava perdido mas que foi recentemente descoberto numa coleção nos EUA. A última vez que se atribuiu a autoria de um quadro a Leonardo da Vinci foi no inicio do séc. XX. Este quadro está a ser exposto pela primeira vez ao público nesta exposição. Ver reportagem no Público sobre este quadro.


 Resumindo, só por esta exposição a viajem já teria valido a pena. Mas o bom da história é que houve muitos mais "momentos que valem a pena". =D

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Roterdão e Amesterdão

Roterdão



Amesterdão




Há duas semanas atras a Ana esteve aqui e visitamos Breda, Roterdão, Amesterdão, Gent, Brugge, Antuérpia e Yepres. Como de todas estas cidades só Roterdão e Amesterdão são novas aqui no blog decidi que só estas tinham direito a fotografia =).
Em Amesterdão visitamos o museu Van Gogh, mas não era premitido tirar fotografias... assim deixo-vos aqui algumas fotos da internet do que nós vimos ao vivo.