sábado, 24 de dezembro de 2011
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Faltam 7 dias para também eu ir embora =)
Quando não há nada para dizer nada melhor do que uma musiquinha para animar.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Outros momentos que valeram a pena...
Um passeio pela cidade dá nisto...
Big Ben
Abadia de Westminster
St. James Park
O Render da Guarda
Um esquilo cinzento
Albert's Memorial
Liberty
Tower of London
Tower Bridge
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
Londres
Na sexta-feira passada foi feriado na Bélgica e eu, como não podia deixar de ser fui passear =).
Desta vez fui até Londres. Decidi aproveitar a proximidade geográfica e o comboio directo sem paragens para ir até lá ver a exposição do ano "Leonardo da Vinci: Painter at the Court of Milan".
Como é óbvio não se podia tirar fotografias, mas deixo-vos aqui uma breve descrição do que pude ver:
Quadros em que da Vinci tenta o seu melhor para mostrar "a beleza e a perfeição humana", para isso da Vinci pinta uns quantos retratos nos quais vai aperfeiçoando a da técnica da pintura no que compreende a ilustração do real insistindo nos traços delicados e o realçe, através da luz, do que a ele lhe parece mais importante. Na sua ideia estes quadros eram uma expressão do divino e por isso a técnica tinha também de ser divinal e a luz tal como a delicadeza eram factores essenciais.
Para além disso foi tanbém possível ver, pela primeira vez na história, as duas versões de "Virgem dos Rochedos" lado a lado. Este quadro foi encomendado por um grupo religioso que acreditava que a virgem maria havia sido "planeada" por Deus antes da criação do mundo (e consequentemente, antes do pecado original) e por isso ela era imaculada. A versão mais antiga, pertencente ao Louvre, possui uma série de simbolismos tão característicos de Leonardo mas odiados pela entidade que havia encomendado o quadro. A segunda versão, propriedade da National Gallery, foi terminada 12 anos depois da primeira e é em grande parte omissa nestes detalhes simbólicos.
Já no final da exposição foi possivel ver o quadro, "Salvator Mundi", que se julgava perdido mas que foi recentemente descoberto numa coleção nos EUA. A última vez que se atribuiu a autoria de um quadro a Leonardo da Vinci foi no inicio do séc. XX. Este quadro está a ser exposto pela primeira vez ao público nesta exposição. Ver reportagem no Público sobre este quadro.
Resumindo, só por esta exposição a viajem já teria valido a pena. Mas o bom da história é que houve muitos mais "momentos que valem a pena". =D
Desta vez fui até Londres. Decidi aproveitar a proximidade geográfica e o comboio directo sem paragens para ir até lá ver a exposição do ano "Leonardo da Vinci: Painter at the Court of Milan".
Como é óbvio não se podia tirar fotografias, mas deixo-vos aqui uma breve descrição do que pude ver:
Quadros em que da Vinci tenta o seu melhor para mostrar "a beleza e a perfeição humana", para isso da Vinci pinta uns quantos retratos nos quais vai aperfeiçoando a da técnica da pintura no que compreende a ilustração do real insistindo nos traços delicados e o realçe, através da luz, do que a ele lhe parece mais importante. Na sua ideia estes quadros eram uma expressão do divino e por isso a técnica tinha também de ser divinal e a luz tal como a delicadeza eram factores essenciais.
Para além disso foi tanbém possível ver, pela primeira vez na história, as duas versões de "Virgem dos Rochedos" lado a lado. Este quadro foi encomendado por um grupo religioso que acreditava que a virgem maria havia sido "planeada" por Deus antes da criação do mundo (e consequentemente, antes do pecado original) e por isso ela era imaculada. A versão mais antiga, pertencente ao Louvre, possui uma série de simbolismos tão característicos de Leonardo mas odiados pela entidade que havia encomendado o quadro. A segunda versão, propriedade da National Gallery, foi terminada 12 anos depois da primeira e é em grande parte omissa nestes detalhes simbólicos.
Já no final da exposição foi possivel ver o quadro, "Salvator Mundi", que se julgava perdido mas que foi recentemente descoberto numa coleção nos EUA. A última vez que se atribuiu a autoria de um quadro a Leonardo da Vinci foi no inicio do séc. XX. Este quadro está a ser exposto pela primeira vez ao público nesta exposição. Ver reportagem no Público sobre este quadro.
Resumindo, só por esta exposição a viajem já teria valido a pena. Mas o bom da história é que houve muitos mais "momentos que valem a pena". =D
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Roterdão e Amesterdão
Roterdão
Amesterdão
Amesterdão
Há duas semanas atras a Ana esteve aqui e visitamos Breda, Roterdão, Amesterdão, Gent, Brugge, Antuérpia e Yepres. Como de todas estas cidades só Roterdão e Amesterdão são novas aqui no blog decidi que só estas tinham direito a fotografia =).
Em Amesterdão visitamos o museu Van Gogh, mas não era premitido tirar fotografias... assim deixo-vos aqui algumas fotos da internet do que nós vimos ao vivo.
domingo, 23 de outubro de 2011
Yeper, De Panne & Antwerp
Este fim de semana visitei Yeper e De panne no sábado e voltei a antuérpia no Domingo.
Infelizmente esqueci-me da máquina fotográfica no sábado e não era premitido tirar fotografias na csa de Rubens...
Assim deixo aqui algumas fotos que encontrei no google e que mostram um pouco do que vi ontem e hoje.
Yeper
De Panne
Rubenshuis
Infelizmente esqueci-me da máquina fotográfica no sábado e não era premitido tirar fotografias na csa de Rubens...
Assim deixo aqui algumas fotos que encontrei no google e que mostram um pouco do que vi ontem e hoje.
Yeper
De Panne
Rubenshuis
(este ultimo é um quadro pintado pelo próprio Rubens onde ele retrata a sua casa, junto à porta estão Rubens, a sua segunda esposa e um dos filhos do casal)
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
ANTUÉRPIA
É uma pena que não tenha conseguido visitar a casa de "Rubens" nem o interior da catedral porque estava a haver missa... mas prometo voltar só para ver o k não vi desta vez...
Aqui ficam algumas fotos da cidade:
Aqui ficam algumas fotos da cidade:
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Plano Nacional de Barragens desmascarado
"Dentro de poucos anos Portugal terá a electricidade mais cara do mundo graças ao plano nacional de barragens e aos parques eólicos. Feitas as contas as novas barragens vão produzir 0% de energia líquida. No entanto o estado compromoeteu-se a dar ás concessionárias hidroeléctricas 49 milhões (49 000 000) de euros POR ANO, haja ou não producção de energia."
"Avançar com o plano nacional de barragens vai custar ao estado cerca de 16 000 000 000 euros (16 mil milhoes), cerca de 20% do dinheiro que o FMI e o BCE "emprestou" a Portugal, o que significa um aumento de 10% na factura da electricidade das famílias portuguesas"
Mais detalhes.
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=24778&e_id&c_id=1&dif=tv
"Avançar com o plano nacional de barragens vai custar ao estado cerca de 16 000 000 000 euros (16 mil milhoes), cerca de 20% do dinheiro que o FMI e o BCE "emprestou" a Portugal, o que significa um aumento de 10% na factura da electricidade das famílias portuguesas"
Mais detalhes.
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=24778&e_id&c_id=1&dif=tv
Subscrever:
Mensagens (Atom)