quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Carnaval

Quem não gosta do Carnaval Português cheio de homens vestidos de Matrafonas e mulheres semi-nuas a dançarem de saltos altos durante horas sob um frio constante???

EU!!!

Sinceramente, essa tentativa falhada de imitar o carnaval Brasileiro foi uma das piores ideias que já alguém teve... mas enfim, sei que muita gente gosta, e movimenta multidões e gera alegrias e blablabla

Por isso este Carnaval fui com a minha donzela até Bragança, ver o carnaval de Podence!
Esta sim, uma tradição genuinamente Portuguesa, que remonta ao tempo da ocupação Ibérica pelos Celtas (OK, OK, talvez não tão Portuguesa assim, mas com certeza mais que outros) dado que nessa altura Portugal ainda não existia...

Estas tradições com profundas raízes nos costumes pagãos do culto da terra e com intimas ligações a agricultura e actividade pastorícia evoluíram desde então com o passar dos anos de forma independente nas várias aldeias que hoje povoam o interior transmontano e a região de Zamora em Espanha.

Obviamente que aquilo que presenciei é já uma derivação do original em adaptação ao turismo e aos novos tempos, mas existe ainda aldeias fechadas a turistas que conservam a tradição nos mesmos rituais de "antigamente"! Claro que para mim assistir a tal espectáculo é impossível (e participar nele mais impossível ainda).

De qualquer modo ADOREI o que vi.
É para mim motivo de grande orgulho e alegria ver que ainda há quem celebre e mantenha viva estas festas e costumes.


1 comentário:

  1. Ah pois! Do Carnaval português gosto eu! mas aquele a que tu chamas portugês no primeiro parágrafo não é português!

    Olha! Só te digo que estou chiea de inveja! Do passeio e da companhia! :-)

    ResponderEliminar