quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Colegas de trabalho....



... todos temos os nossos... alguns melhores, outros piores...

Eu tenho um que, enfim não é má pessoa mas discordo com ele em praticamente TUDO o que está relacionado com o procedimentos no laboratório!

Hoje foi mais um desses dias.


                                                                                                                                               (photo)
Vou poupar-vos a explicação do protocolo, mas deixem-me dizer que testamos várias condições para tentar encontrar um nanobody, de cada uma dessas condições isolamos 100 clones que mais tarde serão estados 1 a 1.

Hoje o meu colega de trabalho estava a testar 4 condições, das quais resultariam 400 clones!  De repente em conversa ocasional "descubro" que ele está a planear isolar 200clones de cada uma dessas condições. Total=800

A parte mais engraçada: Quem testa cada um desses clones individuais SOU EU!

Obviamente que me passei com ele!

Mas como o meu inglês não é do melhor (e ele é Americano) e como discutir com ele não levaria a nada (principalmente porque quando eu comecei a manifestar ele colocou um sorriso de gozo/prazer na cara), eu dirigi-me ao computador e enviei um e-mail ao coordenador do projecto e à Chefe de equipa dele, com conhecimento para ele!

A resposta da chefe dele foi: "Concordo totalmente com o Hugo!!!"


Enfim....


Detalhes importante:

1º Ele "manipulou" o coordenador do projecto pedindo-lhe autorização para isolar os 200clones. Isto porque  o coordenador diz que sim a tudo, mas também porque a responsabilidade/poder de decisão nesta área de trabalho não é o coordenador, mas da Chefe de equipa.

2º Depois de falar com o coordenador e ter autorização, o meu colega referiu por alto esta HIPÓTESE, à sua chefe. Que disse não fazer sentido tal sugestão. (mas ainda assim ele decidiu levar a sua avante!)

3º Argumentou que se poderiam isolar os 200 clones na mesma e depois se não quiséssemos poderíamos sempre não os testar! (Ora nós trabalhamos para aquecer e gastamos reagentes porque não sabemos o que fazer ao dinheiro)

4º Para ele isolar 200 em vez de 100 aumenta-lhe 10 minutos o "volume de trabalho". (há uma maquina que faz tudo por ele) (+400 é mais 30/40 minutos)

5º Para mim, estou limitado a testar 200 por dia e o protocolo demorar o dia todo (logo em vez de 2 demorava 4 dias) e necessitava de MUITO mais células (cultura celular = trabalhoso e aborrecido)

6º Ah!!! esqueci-me de mencionar que estas "condições" serão todas repetidas dentro de um mês quando chegar um reagente que encomendamos e ainda não chegou...


Decisão final: Vamos reunir na sexta-feira para discutir este assunto, mas independentemente disso as ordens são de isolar apenas 100!!!


E depois ainda dizem que eu é que sou complicado e que discordo sempre das suas opiniões....

Vá-se lá entender


Sem comentários:

Enviar um comentário